Projecto Internet Segura






do sítio do projecto:

"A Comissão Europeia lançou em 1999 o programa Safer Internet, a que se seguiu em 2005 o programa Safer Internet Plus, com o objectivo de dinamizar projectos dos Estados Membros de promoção da utilização segura da Internet.

No âmbito do programa Safer Internet, a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, através da Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet (DGIDC-CRIE) do Ministério da Educação, desenvolveu, em 2004, o projecto Seguranet, para a promoção de uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet junto dos estudantes do ensino básico e secundário.

Uma das orientações estratégicas do programa de acção LigarPortugal, adoptado pelo Governo em Julho de 2005, é “Assegurar a Segurança e a Privacidade no Uso da Internet“, mais especificamente “garantir que todos, e em particular as famílias, dispõem de instrumentos para protecção de riscos que possam ocorrer no uso da Internet e têm informação sobre como os utilizar”.

O projecto Internet Segura contribui para a concretização desta orientação estratégica. Este projecto é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e que também envolve a DGCI-CRIE, a Fundação para a Computação Científica Nacional – FCCN e a Microsoft Portugal. Após avaliação e aprovação da candidatura do projecto apresentada ao programa europeu Safer Internet Plus, o respectivo contrato entre o consórcio e a Comissão Europeia foi assinado em Junho de 2007." "

Sítio: http://www.internetsegura.pt/