RSA Conference USA 2012 em resumo

Estou na RSAConference USA 2012 em S. Francisco. É um evento impressionante, sem paralelo no que acontece em Portugal. Chamam-lhe “conference & exposition” mas eu acrescentaria “show”. Abriu com um filme projectado em inúmeros écrans numa sala gigante (milhares de pessoas). A certa altura entra um coro gospel com solistas que canta "You Can't Always Get What You Want" dos Rolling Stones, com a letra adaptada para falar de ameaças, ataques, injecção de SQL… Segue-se a apresentação de abertura de um VP da RSA (empresa) que fala sobre you can't always get what you want (100% de segurança), but you can get what you need (risco reduzido). Na exposição o espetáculo continua com dois F1 estacionados a chamarem a atenção, para além de outros dois de fórmulas que não consigo identificar. Brindes e mais brindes, de um helicóptero telecomandado a t-shirts que dão para todo o verão. Todos os grandes nomes, grandes apresentações, debates, enfim.

Mais o mais interessante é deixar aqui quais foram os tópicos fortes da conferência. Os realmente fortes foram na minha opinião 4:

- advanced persistente threats (APT)

- cloud computing

- bring your own device (BYOD) e mobilidade

- intelligence based security (intelligence no sentido do termo em CIA, não no sentido habitual de inteligência em português)

Outros temas fortes:

- inovação

- social networks and privacy

- rise of hacktivism

- context-awareness (access control/firewalls, intrusion detection/prevention)

- virtualização

Excelente!

P.S. A entrada é caríssima. A forma de conseguir entrar sem pagar é propondo uma apresentação. Foi o que fiz.